ASP.NET CORE

 

ASP .NET CORE

Este é o monte que estou escalando atualmente, a atualização recentíssima da plataforma ASP .NET.

Para aprender um pouco sobre o CORE fiz uma breve pesquisa na internet e achei alguns tutoriais e um que achei bem interessante e resolvi seguir foi o que encontrei nesse endereço: https://docs.asp.net/en/latest/tutorials/first-mvc-app/

O tutorial é em inglês, mas tem sido bem tranquilo segui-lo (tem bastante figuras… hehehe). Nem vou postar muitos detalhes aqui porque o tutorial é realmente muito detalhado.

Já de cara, quando criei um novo projeto MVC no Visual Studio 15, percebi que foram criadas as pastas Views e Controllers, mas nada da pasta Models. Como sempre acho que cometi algum erro, refiz os passos de criação do projeto não uma, mas DUAS vezes, porém sempre tive o mesmo “problema”.

Decidi continuar com o tutorial e vi que até então a falta da pasta Models não estava atrapalhando na execução dos passos informados no tutorial, então fui seguindo, até que cheguei na parte de “ADDING A MODEL”.

Eis que esta seção do tutorial inicia dizendo que estou usando uma tecnologia conhecida como Entity Framework Core e que esta tecnologia usa um paradigma de desenvolvimento chamada “Code First”, ou seja, você primeiro escreve o código e as tabelas do banco de dados são criadas a partir desse código. Explica ainda que “Code First” permite a criação de banco de dados a partir das classes.

Aí então veio a surpresa… o negócio foi lançado com um bug!!!. Na versão atual do ASP .NET Core MVC tools for Visual Studio só é possível criar Models quando é criado um novo projeto com conta de usuário individual!!! “We hope to have this fixed in the next tooling update”… fazer o que né? Vamos lá criar outro projeto…

E não é que, criando esse novo projeto, apareceu a pastinha Models!!!

Segui todos os passos e o próprio Visual Studio já criou para mim uma View certinha, toda a codificação de um CRUD completo e também conexão com banco de dados. Perfeito!

Mas agora fiquei encanada com isso: por que tive que fazer dois projetos? Não poderia ter feito o segundo direto?

Mesmo porque o primeiro projeto foi meio que abandonado e quando coloco ele para funcionar, não busca as funcionalidades que foram implementadas no segundo. E este segundo projeto não traz as codificações que já haviam sido feitas no primeiro. Não consigo vislumbrar a conexão entre os dois…

Então, como eu gosto de uma sarna para me coçar, pensei em começar tudo de novo e tentar fazer somente um projeto, já no esquema daquele em que a pastinha Models aparece (segundo), para ver se vai funcionar direitinho.

Mas bastou eu analisar melhor os códigos e ver que na verdade são dois projetos diferentes, o primeiro foi apenas um Hello World (criado sem a utilização de Models – que são responsáveis pelos dados do projeto e um Hello World não precisa trabalhar com dados né), enquanto o segundo era um projeto para cadastro de filmes (já tendo sido necessária a criação de Models, pois haveria manipulação de dados em um banco de dados).

Existem outras informações no tutorial e vou continuar seguindo por ele, mas já compartilhei esta informação, que achei bastante útil…

 

 

Comments

comments