Sempre aprendendo, mesmo sem querer

 

Hoje, 07/07/2016, tentando desvendar os segredos do novo padrão ASP .NET CORE, acabei me deparando com algo que é tão corriqueiro e que eu nunca tinha prestado muita atenção: a URL de um site na internet.

O que significa URL eu já tinha procurado saber: Uniform Resource Locator, ou, trocando em miúdos, o endereço ou caminho de uma página na rede.

Porém, entretanto, contudo, todavia, confesso que nunca tinha procurado saber sobre o que realmente significa aquele amontoado de letrinhas e símbolos, aparentemente sem significado lógico nenhum, que forma uma URL. Até hoje!!!

Ao fazer um exercício proposto em um tutorial, descobri que aquelas “letrinhas sem sentido” estão diretamente ligadas com o código desenvolvido, nas entranhas do projeto do site. Vejam esses prints aí e me digam se vocês também enxergam que a URL traz os parâmetros de uma função existente na codificação da página:

Esta é parte do código da página:

codigo

E este é o resultado, no Google Chrome, quando o projeto é compilado:

url1

Pequenas alterações feitas na URL e o resultado passa a ser esse:

url2

Perceberam?

Observem a última função lá no código. Agora olhem seus parâmetros. Ali na URL digitada no navegador estão os parâmetros usados e que são apresentados no navegador, exatamente conforme com o código do programa.

Adoro quando isso acontece… estou tentando aprender algo e acabo agregando um conhecimento que eu nem procurava… é verdade que não é nada de grandioso e talvez para a maioria seja uma bobagem (ou algo que todos já sabiam), mas para mim, que, por enquanto todo o conhecimento de redes se restringe a isso:

rede

foi uma descoberta inesperada e muito agradável, afinal esse era um assunto que jamais havia despertado meu interesse e surgiu na minha frente repentinamente, sem que eu estivesse procurando.

 

 

Comments

comments